17 de set. de 2009

Semana Ousada mostrará a produção cultural da UFSC e Udesc

Se a primeira edição exibiu na UFSC e na Udesc uma produção cultural eclética, criada por artistas catarinenses e brasileiros de diferentes latitudes, a 2ª Semana Ousada de Artes será dominada pela apresentação do que é gerado dentro dos muros da academia. Programada para o período de 21 a 26 deste mês, a Semana é definida pela secretária de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, Maria de Lourdes Borges, como um evento capaz de transformar as duas instituições em “centros irradiadores de cultura” – um objetivo que a UFSC, às vésperas que completar seu cinqüentenário, quer fortalecer cada vez mais.

Com atrações nas áreas do cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia, a 2ª Semana quer ser identificada como um ambiente artístico ousado e vibrante. “Se, algumas vezes, as universidades são vistas como local de transmissão do conhecimento já sedimentado, nós queremos mostrar que elas podem ser o lugar da invenção do novo”, diz Maria de Lourdes. Nesta edição, especialmente, é intenção dos promotores mostrar a pesquisa em arte feita na universidade, sobretudo na graduação, nos cursos de Cinema, Artes Cênicas e Arquitetura, além das atividades do Departamento Artístico Cultural (DAC).

No teatro, por exemplo, uma das atrações é o espetáculo “Popol Vuh”, com direção de Maris Viana e produção do DAC, baseado no livro homônimo deixado como manuscrito pelos maias da Guatemala, no século XVI. “Ninho de palavras”, dirigido por Carmen Fossari, também do DAC, e performances dos alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC vão atrair quem gosta das artes cênicas e suas diferentes formas de expressão. De fora da Capital, os destaques são a peça “Sonhos, uma viagem ao onírico”, da Casa de Orates, de Itajaí, e o grupo Tentacle Ensemble, de Porto Alegre, que traz um espetáculo misturando música, performance e audiovisual.

Na área do cinema, chama a atenção o III Intertela, que exibe videopoemas de até cinco minutos em DVD para divulgar o trabalho de artistas e pesquisadores que realizam experiências com linguagens contemporâneas. Na música, entre inúmeros destaques, aparecem os concertos da Orquestra de Câmara da UFSC, dirigida pela maestrina Miriam Moritz, e shows do Projeto 12:30. No campo das artes visuais, o curso de Arquitetura e Urbanismo organiza as exposições “Arquitetura do imaginário” e “Arquitetando sentidos”.

Reflexão e performances – Os promotores também querem repetir o sucesso das oficinas, que no ano passado atraíram centenas de pessoas em diferentes espaços do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Há opções para quem gosta de trabalhar com o barro, com a dramaturgia, com a música, com a dança e com a contação de histórias. Neste caso, os interessados devem atentar para as inscrições, que vão até 18 de setembro, sexta-feira. No mini-colóquio sobre arte e filosofia, a secretária Maria de Lourdes destaca as presenças de Alessandro Pinzani, Regina Melim, José Maria Dias da Cruz, Celso Braida, Raul Antelo e Claudia Drucker.

“A 1ª Semana Ousada de Artes foi a maior realização da SecArte, em parceria com a Udesc”, diz Maria de Lourdes. “Queremos repetir o sucesso de 2008 e nos firmar dentro do calendário cultural de Florianópolis. Vamos unir a reflexão do colóquio sobre arte e filosofia às performances ligadas a diversas linhas de pesquisa nos cursos de Cinema e Artes Cênicas. Assim, cada vez mais, a UFSC vai se consolidar como um lugar onde se faz arte, extrapolando as atividades eventuais dos tempos em que o setor estava vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão”.

A maioria das atividades acontecerá no Centro de Cultura e Eventos e em outros espaços da UFSC, mas também serão utilizados o Teatro Pedro Ivo, o Museu Escola Catarinense e as instalações da Udesc, no bairro Itacorubi. A meta é superar as 40 mil pessoas que de alguma forma foram atingidas pela primeira edição da Semana, no ano passado.

Mais informações com a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, pelo telefone 9969-3464, e com a professora Claudia Maria Messores, na Udesc, pelo fone 9912-3521. Mais dados e a programação completa podem ser acessados no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário