22 de set. de 2009

Programação TERÇA-FEIRA, 22/6

Bom dia, ousados! O show do Teatro Mágico ontem foi um sucesso. Duas horas e meia de manifestações teatrais, musicais, circenses e até sociais! As mais de 1200 pessoas presentes no auditório Guarapuvu, que superlotou, saíram de lá mais leves.
Segue a programação de hoje, terça-feira, dia 22. Lembrando que todas as 16 exposições da 2ª Semana Ousada de Artes UFSC UDESC ficam abertas durante os seis dias da Semana Ousada, e são gratuitas. Confira mais informações no site oficial da Semana Ousada, basta clicar aqui.

9h às 19h

Mostra[dois]: A entropia das coisas
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Conversa com artistas: hoje, 22/09 às 18h
Abertura da exposição: 22/09 às 19h

Para a física e a termodinâmica o termo entropia conceitua uma medida associada ao grau de desordem, aplicado quando a energia é dissipada em forma de calor ao invés de ser transformada em trabalho. Esse conceito nos remete à espontaneidade dos fenômenos do universo, levando a crer que ele aponta para um estado de caos.

Nas artes, o termo entropia foi aplicado para conceituar diversos procedimentos contemporâneos. Questões sobre as concepções matéricas, sobre o espaço da obra e seu entorno, as explorações das percepções e sensações do espectador, os trânsitos e as barreiras entre significados e significantes, o engano, o engodo, o trompe l'oeil, enfim, tudo aquilo que cause instabilidades e questionamentos nas referências e entendimento do público.

A Exposição Mostra [dois]: a entropia das coisas, que acontece esse ano novamente junto à Semana Ousada de Artes UFSC & UDESC, apresenta uma proposta curatorial trazendo 11 trabalhos reunidos sobre o mesmo tema, o estado de desordem das coisas.

São proposições conectadas sob o signo do caos ou através desta tendência dispersiva da natureza entrópica: uma mesa de jantar que nunca se organiza (imagem que serviu de gatilho para nosso pensamento entrópico), o trajeto errático de uma bola de futebol durante a partida, um corpo em desequilibrio e queda, a apropriação e empilhamento na composição de sons e imagens em movimento, a pintura gestual, a conexão em rede do artista com seus próximos, a repetição serial de porções do corpo do artista em diferentes estados projetados, vividos ou imaginados ou um jogo de presença e ausência na re-significação de objetos cotidianos.

Relações nítidas de uma instabilidade na ação, fatura, poética ou processo e a sutileza que re-apresenta o que tende a ser o caos que nos envolve.

Artistas: Ana Clara Joly, Bruno Ropelato, Claudia Lira, Francis Pedemonte, Ghysa Rocha, Gibran Romão, Graciela Kruscinski, Jorge Luiz Miguel, Leandro Serpa, Lílian Barbon, Maximilian Tommasi, Priscilla Menezes e Zero Grupo

Curadoria: Francine Goudel e Giorgio Filomeno

Projeto Educativo: Júlia Pinto

Mediação: Gabriela Caetano


Exposição Modateca do CEART / UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

A Modateca preserva os elementos representativos da cultura material de moda e de vestuário catarinense, para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Artes e contribuir para a formação de uma memória cultural têxtil em Santa Catarina. O acervo se compõe de peças do vestuário, trajes, coleções, fotografias, fitas de vídeo e CDs, cadernos de tendências, acessórios (chapéus, luvas, jóias, calçados, bolsas) e o material produzido por alunos e professores do Curso de Moda. Integram o Programa as ações Modateca Virtual; Reminiscências de Moda Olga Mafra: referência de elegância nos anos de 1950; Preservação do acervo da Fototeca; Desfile de Formandos; Incursões da Moda na Agenda Cultural da Grande Florianópolis.

Coordenadora: Profª Drª Mara Rúbia Sant'Anna

Exposição Teciteca do CEART / UDESC
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Coordenadora: Profª Drª Sandra Regina Rech

A Teciteca do Centro de Artes é um programa de extensão que tem como objetivo geral fornecer subsídios aos profissionais da área de moda e à comunidade em geral para atuar em processos da cadeia produtiva têxtil. Para divulgar as informações técnico/cientificas e atualizadas do substrato têxtil à comunidade empresarial, acadêmicos e profissionais de moda, a Teciteca conta com dois projetos: “Novas tendências Têxteis, Manutenção e Atualização do Acervo da Teciteca" e "Teciteca Virtual”, além de um Curso/Evento de extensão. Seu acervo conta com aproximadamente 2000 bandeiras têxteis. Endereço eletrônico: www.udesc.br/teciteca


Ecomoda – CEART / UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

Coordenadores: Profª Msc. Neide Köhler Schulte e Prof Msc. Lucas da Rosa

A exposição “Ecomoda: Primavera Silenciosa” será apresentada durante a Semana Ousada. Assim como o alerta de Rachel Carson, no livro “Primavera Silenciosa”, de 1962, a exposição quer chamar a atenção para o uso dos agrotóxicos e outros produtos químicos lançados no meio ambiente. Na produção do vestuário, desde a matéria prima até o pós- uso das roupas, ainda há muita contaminação do meio ambiente com produtos químicos. O uso de tecidos orgânicos, tecidos reciclados e reutilizados é a proposta apresentada na exposição.

O Programa de Extensão EcoModa desenvolve atividades com a comunidade no intuito de disseminar o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável através da Moda. São desenvolvidos cursos, oficinas, palestras, exposições e desfiles onde são criados e apresentados diversos produtos desenvolvidos a partir de reuso, reciclagem e uso de materiais orgânicos. É uma proposta para uma moda que une estética e ética.

Publicar Moda da UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

O Publicar Moda visa socializar as reflexões acadêmicas resultantes das atividades de pesquisa, extensão e ensino do corpo docente do Curso de Moda a toda a comunidade acadêmica nacional, para tal realiza a busca constante de fontes para publicação e divulgação de trabalhos científicos dos professores do Curso de Moda; viabiliza a publicação anual da série Modapalavra e trimestralmente da revista Modapalavra E-periódico; organiza e operacionaliza o conselho editorial da publicação; promove os Seminários de Pesquisa do Departamento de Moda; mantém informativo dos diversos eventos realizados no país e internacionalmente para o corpo docente e alunos do curso de Moda e para qualquer interessado a partir de seu periódico eletrônico; auxilia na editoração e supervisão do suporte material da série Modapalavra.

Coordenadora: Profª Drª Mara Rúbia Sant'Anna


SCMC (Santa Catarina Moda Contemporânea) da UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

O projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC foi criado em 2004 por três empresários catarinenses. Tem como objetivo transformar o estado de Santa Catarina, que tem reconhecimento nacional como industrial e corporativo, em referência no design e na moda, através de uma construção de imagem mais contemporânea e de vanguarda. As ações compreendem uma interação e autoconhecimento das empresas e de um exercício de construção de uma nova possibilidade de produtos que alunos trazem, proveniente da sua visão inovadora.
O projeto tem como lema - unir para crescer, unir para aprender, unir para vencer.
A indústria mais design mais escola é igual ao um novo olhar.
O departamento de Moda da UDESC é parceiro desta iniciativa deste a sua criação, o programa Santa Catarina Moda Contemporânea / UDESC é a formalização desta parceira.

Coordenadora: Profª Eliana Gonçalves

Exposição Design UDESC
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Estarão expostos Projetos de Identidade Visual, Projetos Gráficos Editoriais, Projetos de Embalagens, Animações, Cartazes, Ilustrações, Peças Gráficas Promocionais, Fotografias, Modelagem Tridimensional, Projetos de Produtos, entre outros.


Design UFSC
Local: Sala Laranjeira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC


9h às 22h


Exposição Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura
Local: Galeria de Arte da UFSC

Organização: Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina


Intervenção Circuito Nova Paisagem
Local: Hall Centro de Cultura e Eventos UFSC


Minha mãe é frágil
Eu tenho raiva dela
Eu sou parecido com minha mãe
Eu tb. Sou muito frágil
Deus tb. É frágil
Eu tenhho raiva de deus, por isso
Eu tb. Sou muito frágil
Eu sou deus

Artista-propositor: Allison Silva “Tizo”


“Corpo Masculino, Olhares Femininos"
Local: Sala Goaibeira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Curadoria: Zulma Borges


"SYMBIOSIS" - Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis
Local: Hall da Reitoria da UFSC

Figurinos de Cinema
Local: Hall da Reitoria UFSC

Organização: Lou Hamad


Trajos Folclóricos dos Açores
Local: Espaço Cultural do NEA - Núcleo de Estudos Açorianos

Organização: Joi Cletison Alves

“Arquitetura do Imaginário"
Local: Sala Pitangueira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Curadoria: Alina Santiago e Américo Ishida

“Arquitetando Sentidos: Imagens, Som, Espaço e Movimento"
Local: Sala Aroeira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Curadoria: Cesar Floriano dos Santos


11h às 11h30


Mostra Curtas Infantil UNISUL-UDESC
Local: Museu da Escola Catarinenese - UDESC

Curadoria: Fátima Costa Lima e Sandra Meyer

Eu Soldadinho, Ela Bailarina
Direção de Adriana Gama
ano: 2006
Duração: 13’37”

Leste do sol, Oeste da Lua
Direção de Patrícia Monegatto Lopes
ano: 2008
Duração: 12’19”

Joãozinho, Bu!
Direção de rafaem Chuck Martins
ano: 2009
Duração: 11’11”


12h30

Banda Bodoque
Local: Concha Acústica da UFSC

Bodoque é uma banda de rock progressivo e tem suas raízes nos sons e timbres dos anos 70. Suas variadas influências podem ser percebidas em suas músicas. Segundo a banda "as letras tendem ao existencial e ao transcendente pensamento. Um novo som familiar a ser escutado e, se possível, pensado."
www.myspace.com/bodoquerock


15h


Mostra de Curtas na UFSC
Local: Sala Preta CFM (402) Curso de Cinema - Entrada pelo CCE - UFSC

Curadoria: Aglair Bernardo, Clelia Mello e Rosana Kamita

Plano-sequência
Jonatan dos Santos
Duração: 5´

Dro-dro-drogas
Bruno de Oliveira
Duração: 3’40”

11º andar
Bruno Scatena, Carlos Albertos S. dos Santos, Juliana, Lourenção e Rania Suwidan
Duração: 4’

Um disparo
João Artur e Matias Dala Stella
Duração: 3’20”

Corpo
Fabiola Scaranto
Duração: 3’

8 anos
Fabiane de Souza
Duração: 2’15”

As chaves, o mimeógrafo e a prova de matemática
Carolina Guesser
Duração: 12’11”

Encontro
André Barcellos
Duração: 1’14”

Experiência 1
Alessandro Danielli
Duração: 1’40”

A melodia imaginada
Matias Dala Stella
Duração: 1’

Dois amores e um nascimento
Bárbara Andrade
Duração: 2’50”

Apenas um cigarro
Joana Bedin, Luíza Kemp e Nayla Ramalho
Duração: 3’50”

Um sonho noir
Alessandro Danielli
Duração: 5’

O homem com cabeça de papelão
Andréia Rech, Fabíola Scaranto, Jordane Câmara, Nathália Rocha, Nuara Lira P. Lago, Pedro Squizatto, Thiago Silveira
Duração: 13’

Videopoema
Vitor Viana
Duração: 1’12”

Videopoema
João Arthur Emmerich
Duração: 2’07”

Vagalume
Filipe Cargnin, Ana Carolina Alho, Arthur Santos, Cândido Gazzoni, Rita Estrela e Caroline Dalpra
Duração: 20’


18h


Orquestra de Câmara da UFSC
Local: CTC/UFSC

O Projeto Orquestra de Câmara da UFSC tem por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que compõe o corpo estudantil desta universidade, espaço para desenvolver seus potenciais artístico-musicais. O projeto também visa divulgar a música erudita e popular, através de apresentações e com isso incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre Universidade e Sociedade; aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão;
Regente do grupo: Mirian Moritz

18h


Projeto 12:30 Acústico - A Corda em Si: O Som do Vazio
Local: Teatro da UFSC

A Corda em Si conta com os músicos Mateus Costa e Fernanda Rosa. A dupla traz uma proposta de sonoridade com uma formação instrumental raramente encontrada: um contrabaixo acústico e voz. E através desta combinação, A Corda em Si apresenta uma releitura de músicas de autores já consagrados como Chico Buarque e Vinícius de Moraes.


19h

Mostra Curtas Adulto UNISUL- UDESC (1º dia)
Local: Museu da Escola Catarinense

Público: Adulto

A mostra de Curtas reúne produções realizadas por acadêmicos e egressos do curso de cinema da UNISUL. Os Curtas são provenientes de trabalhos de conclusão de curso e do projeto Acervo UNISUL que conta com a Assistência Técnica de Renan Ramos Rocha,. Os curtas selecionados para a Semana Ousada contam com a participação como atores de alunos, ex-alunos e professores do Departamento de Artes Cênicas da UDESC. Com esta iniciativa, a Semana Ousada abre um espaço de discussão entre as duas instituições, com vistas a propiciar futuras parcerias entre estas. A curadoria da mostra foi elaborada pela professora Fátima Lima (UDESC/UNISUL), com o apoio da professora Sandra Meyer da UDESC.

Curadoria: Fátima Costa Lima e Sandra Meyer

NADA MAIS
Como fugir do que se ouve demais?
Direção de Marília Olska
ano: 2005
Duração: 10’30”

ÁRVORE SOLITÁRIA
O encontro de duas solidões. Um menino doente e uma árvore.
Direção de Letícia Friedrich
ano: 2006
Duração: 18’

AFLORA
Florista com casamento melancólico compartilha sua solidão com as flores e a poesia.
Direção de Maíra Corrêa Machado
ano: 2007
Duração: 14’30”

MALABARES
Um circo chega numa comunidade. As atrizes e os atores descobrem que, atrás de uma aparência pacata, se esconde um terrível segredo.
Direção de Mara Salla
ano: 2009
Duração: 15’30”


19h30


Projeto 12:30 Acústico - Tereza Virginia: A Outra
Local: Teatro da UFSC

Show "A Outra", com músicas do CD lançado em 2008
Tereza Virginia se propõe a expor a voz e a perspectiva feminina ao compor através dos gêneros musicais xote, samba e fado. Suas canções são resultados de parcerias estabelecidas com compositores como Beatriz Sanson, Chico Saraiva, Emílio Pagotto, Ive Luna e Luiz Gustavo Zago. Nos arranjos e canções, ela procura desestabilizar identidades musicais, e as letras são elaboradas para desafiar as convenções usuais comuns a cada gênero.


20h30

Peça "Para Tartuficar-se"
Local: Auditório Garapuvu - UFSC

Ação Social: Troca de ingresso por Kit Higiênico (sabonete e pasta dental), que pode ser feita ainda hoje no Núcleo de Comunicação Ceart/UDESC, até às 17h.

Para Tartuficar-se é um espetáculo de dança-teatro criado a partir da obra teatral ‘O Tartufo’, de Moliére. Mais do que retratar os fatos desta obra, interessa ao grupo o conceito de ‘Tartufo’ que a obra trouxe para sua posteridade. Tartufo é o nome inventado por Moliére para uma personagem sua, mas, tamanho o sucesso e a polêmica causada pela peça, este nome passou a ser adjetivo de pessoas que possuíam as mesmas características morais da sua personagem: o hipócrita, o falso religioso, aquele que finge virtude que não possui.
Para Tartuficar-se utiliza então o substantivo ‘tartufo’ e trabalha sobre suas derivações. A partir da criação de um ambiente, um lugar onde o tartufismo é praticado, o grupo codifica os registros teatrais e de dança como contraponto entre o que é tartuficamente construído para dar a entender algo a quem vê (teatro) e onde as verdadeiras intenções dos tartufistas residem (dança). Sem objetivar a alternância entre cenas de dança e cenas teatrais, o espetáculo joga com as linguagens a partir da simbiose destas: a dança-teatro.
Direção: Diogo Vaz Franco
Elenco: Anderson Luiz do Carmo, Bárbara Teles Cardoso, Diogo Vaz Franco, Juliana Riechel, Oto Henrique, Pedro Coimbra e Thaís Carli
Operação de luz e som: Elisa Schmidt

21h


Projeto 12:30 Acústico - Trino
Local: Teatro da UFSC

No palco do Teatro da UFSC, o grupo Trino, apresenta uma amostra da música folclórica e tradicional brasileira em um show de uma hora e meia. O repertório é composto por canções de domínio público cantadas em cocos, jongos, cirandas, bumba-meu-boi, sambas de roda, cacuriás, tambor de crioula, catumbis, marchas, frevos, maracatus e baiões. Para essas músicas, o grupo Trino elaborou novos arranjos que representam cenas da vida rural e sertaneja, registro dos costumes e das tradições do povo brasileiro.
Em suas canções o grupo traz a arte popular. As canções tratam de experiências vividas ou contadas e a relação do homem com aquilo que o cerca: o lugar, os animais, a vegetação, as estrelas, o sol, a lua, o amor, a guerra, o sagrado, o cotidiano e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário