24 de set. de 2009

Programação QUINTA-FEIRA, 24/9

Boa tarde! Nessa véspera de encerramento da Semana Ousada, a programação de quinta tem como destaques a Mostra de Dança do CEFID, que traz 26 apresentações em dois atos, e o espetáculo de performance cênica Tentacle Ensemble. A Mostra de Dança ocorre às 20h, no teatro Pedro Ivo (SC-401). Os ingressos devem ser obtidos na bilheteria do teatro Pedro Ivo ou Ademir Rosa (CIC), a partir das 13h, em troca de 1kg de alimento não-perecível.

Para o Tentacle Ensemble, que será apresentado às 20h30 no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, pede-se o famigerado kit de higiene (pasta de dentes + sabonete). A troca está sendo realizada no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC. Corre!

Segue a programação do dia:


9h às 19h

Mostra[dois]: A entropia das coisas
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Conversa com artistas: hoje, 22/09 às 18h
Abertura da exposição: 22/09 às 19h

Para a física e a termodinâmica o termo entropia conceitua uma medida associada ao grau de desordem, aplicado quando a energia é dissipada em forma de calor ao invés de ser transformada em trabalho. Esse conceito nos remete à espontaneidade dos fenômenos do universo, levando a crer que ele aponta para um estado de caos.

Nas artes, o termo entropia foi aplicado para conceituar diversos procedimentos contemporâneos. Questões sobre as concepções matéricas, sobre o espaço da obra e seu entorno, as explorações das percepções e sensações do espectador, os trânsitos e as barreiras entre significados e significantes, o engano, o engodo, o trompe l'oeil, enfim, tudo aquilo que cause instabilidades e questionamentos nas referências e entendimento do público.

A Exposição Mostra [dois]: a entropia das coisas, que acontece esse ano novamente junto à Semana Ousada de Artes UFSC & UDESC, apresenta uma proposta curatorial trazendo 11 trabalhos reunidos sobre o mesmo tema, o estado de desordem das coisas.

Artistas: Ana Clara Joly, Bruno Ropelato, Claudia Lira, Francis Pedemonte, Ghysa Rocha, Gibran Romão, Graciela Kruscinski, Jorge Luiz Miguel, Leandro Serpa, Lílian Barbon, Maximilian Tommasi, Priscilla Menezes e Zero Grupo

Curadoria: Francine Goudel e Giorgio Filomeno

Projeto Educativo: Júlia Pinto

Mediação: Gabriela Caetano


Exposição Modateca do CEART / UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

A Modateca preserva os elementos representativos da cultura material de moda e de vestuário catarinense, para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Artes e contribuir para a formação de uma memória cultural têxtil em Santa Catarina. O acervo se compõe de peças do vestuário, trajes, coleções, fotografias, fitas de vídeo e CDs, cadernos de tendências, acessórios (chapéus, luvas, jóias, calçados, bolsas) e o material produzido por alunos e professores do Curso de Moda. Integram o Programa as ações Modateca Virtual; Reminiscências de Moda Olga Mafra: referência de elegância nos anos de 1950; Preservação do acervo da Fototeca; Desfile de Formandos; Incursões da Moda na Agenda Cultural da Grande Florianópolis.

Coordenadora: Profª Drª Mara Rúbia Sant'Anna

Exposição Teciteca do CEART / UDESC
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Coordenadora: Profª Drª Sandra Regina Rech

A Teciteca do Centro de Artes é um programa de extensão que tem como objetivo geral fornecer subsídios aos profissionais da área de moda e à comunidade em geral para atuar em processos da cadeia produtiva têxtil. Para divulgar as informações técnico/cientificas e atualizadas do substrato têxtil à comunidade empresarial, acadêmicos e profissionais de moda, a Teciteca conta com dois projetos: “Novas tendências Têxteis, Manutenção e Atualização do Acervo da Teciteca" e "Teciteca Virtual”, além de um Curso/Evento de extensão. Seu acervo conta com aproximadamente 2000 bandeiras têxteis. Endereço eletrônico: www.udesc.br/teciteca


Ecomoda – CEART / UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

Coordenadores: Profª Msc. Neide Köhler Schulte e Prof Msc. Lucas da Rosa

A exposição “Ecomoda: Primavera Silenciosa” será apresentada durante a Semana Ousada. Assim como o alerta de Rachel Carson, no livro “Primavera Silenciosa”, de 1962, a exposição quer chamar a atenção para o uso dos agrotóxicos e outros produtos químicos lançados no meio ambiente. Na produção do vestuário, desde a matéria prima até o pós- uso das roupas, ainda há muita contaminação do meio ambiente com produtos químicos. O uso de tecidos orgânicos, tecidos reciclados e reutilizados é a proposta apresentada na exposição.

O Programa de Extensão EcoModa desenvolve atividades com a comunidade no intuito de disseminar o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável através da Moda. São desenvolvidos cursos, oficinas, palestras, exposições e desfiles onde são criados e apresentados diversos produtos desenvolvidos a partir de reuso, reciclagem e uso de materiais orgânicos. É uma proposta para uma moda que une estética e ética.

Publicar Moda da UDESC
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos UFSC - 2º piso

O Publicar Moda visa socializar as reflexões acadêmicas resultantes das atividades de pesquisa, extensão e ensino do corpo docente do Curso de Moda a toda a comunidade acadêmica nacional, para tal realiza a busca constante de fontes para publicação e divulgação de trabalhos científicos dos professores do Curso de Moda; viabiliza a publicação anual da série Modapalavra e trimestralmente da revista Modapalavra E-periódico; organiza e operacionaliza o conselho editorial da publicação; promove os Seminários de Pesquisa do Departamento de Moda; mantém informativo dos diversos eventos realizados no país e internacionalmente para o corpo docente e alunos do curso de Moda e para qualquer interessado a partir de seu periódico eletrônico; auxilia na editoração e supervisão do suporte material da série Modapalavra.

Coordenadora: Profª Drª Mara Rúbia Sant'Anna


SCMC (Santa Catarina Moda Contemporânea) da UDESC
Local: Museu da Escola Catarinense

O projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC foi criado em 2004 por três empresários catarinenses. Tem como objetivo transformar o estado de Santa Catarina, que tem reconhecimento nacional como industrial e corporativo, em referência no design e na moda, através de uma construção de imagem mais contemporânea e de vanguarda. As ações compreendem uma interação e autoconhecimento das empresas e de um exercício de construção de uma nova possibilidade de produtos que alunos trazem, proveniente da sua visão inovadora.
O projeto tem como lema - unir para crescer, unir para aprender, unir para vencer.
A indústria mais design mais escola é igual ao um novo olhar.
O departamento de Moda da UDESC é parceiro desta iniciativa deste a sua criação, o programa Santa Catarina Moda Contemporânea / UDESC é a formalização desta parceira.

Coordenadora: Profª Eliana Gonçalves

Exposição Design UDESC
Local: Museu da Escola Catarinense - UDESC

Estarão expostos Projetos de Identidade Visual, Projetos Gráficos Editoriais, Projetos de Embalagens, Animações, Cartazes, Ilustrações, Peças Gráficas Promocionais, Fotografias, Modelagem Tridimensional, Projetos de Produtos, entre outros.


9h às 22h

Exposição Coletiva da AAPLASC – Homenagem a Max Moura
Local: Galeria de Arte da UFSC

Organização: Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina


Intervenção Circuito Nova Paisagem
Local: Hall Centro de Cultura e Eventos UFSC


Minha mãe é frágil
Eu tenho raiva dela
Eu sou parecido com minha mãe
Eu tb. Sou muito frágil
Deus tb. É frágil
Eu tenhho raiva de deus, por isso
Eu tb. Sou muito frágil
Eu sou deus

Artista-propositor: Allison Silva “Tizo”


“Corpo Masculino, Olhares Femininos"
Local: Sala Goaibeira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Curadoria: Zulma Borges


"SYMBIOSIS" - Grupo de Gravura Cidade de Florianópolis
Local: Hall da Reitoria da UFSC

Figurinos de Cinema
Local: Hall da Reitoria UFSC
Organização: Lou Hamad


Trajos Folclóricos dos Açores
Local: Espaço Cultural do NEA - Núcleo de Estudos Açorianos
Organização: Joi Cletison Alves

“Arquitetura do Imaginário"
Local: Sala Pitangueira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Curadoria: Alina Santiago e Américo Ishida

“Arquitetando Sentidos: Imagens, Som, Espaço e Movimento"
Local: Sala Aroeira, 2º Pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Curadoria: Cesar Floriano dos Santos


11h às 11h30

Mostra Curtas Infantil UNISUL-UDESC
Local: Museu da Escola Catarinenese - UDESC

Curadoria: Fátima Costa Lima e Sandra Meyer

Eu Soldadinho, Ela Bailarina
Direção de Adriana Gama
ano: 2006
Duração: 13’37”

Leste do sol, Oeste da Lua
Direção de Patrícia Monegatto Lopes
ano: 2008
Duração: 12’19”

Joãozinho, Bu!
Direção de rafaem Chuck Martins
ano: 2009
Duração: 11’11”



12h30

Trio Mistura e Manda
Local: Concha Acústica da UFSC

Trio Mistura e Manda toca choro e música instrumental. Um repertório que vai dos choros tradicionais do início do século XX às melodias contemporâneas da nova música brasileira. Esse repertório é explorado com energia e suavidade por um bandolim, um violão de sete cordas e um pandeiro.


15h

Intertela III
Local: Sala preta (402) - CCE/UFSC

A proposta tem como objetivo reunir videopoemas de até 5 minutos em DVD, a fim de divulgar e refletir sobre um gênero que se consolida como arte poética audiovisual. A mostra tem interesse em congregar trabalhos e reunir artistas e pesquisadores de Literatura, Cinema, Teatro e outras áreas afins para apresentação, discussão de novos gêneros híbridos com os artistas que se disponham a testar essa experiência. Há o interesse em atingir um público diversificado, para experimentar, divulgar e discutir esses bens culturais que adotam fronteiras entre linguagens como manifestação artística...

Esse encontro torna-se possível graças ao empenho de dois núcleos - o NELOOL ( Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens ) e o LEC ( Laboratório de Estudos de Cinema).

Comissão Organizadora: Alai Diniz; Henrique Finco; Clelia Mello; Aglair Bernardo; Daniela Bunn.

Breve Histórico:

O INTERTELA I ocorreu na sala Multimeios do CIC, no dia 30 de novembro de 2007, das 15 a 22 horas, em duas sessões de projeção com 22 videopoemas.
Comissão organizadora: Alai Diniz, Henrique Finco; Daniela Bunn; Aglair Bernardo; Aline quites e Aline Maciel.

O INTERTELA II ocorreu na sala 402 do Curso de Artes Cênicas durante a Semana de Arte Ousada da UFSC.
Comissão Organizadora: Alai Diniz; Henrique Finco; Clelia Mello; Aglair Bernardo e Daniela Bunn.



Debate: A metafísica da linguagem nas veredas do Grande Sertão
Local: Mini-auditório do CFH, sala 328 - UFSC
com Luiz Rohden


16h

Husserl e Kandinsky: em busca da arte ideal
Local: Mini-auditório do CFH, sala 328 - UFSC
com Vanessa Fontana


17h

A arte como criadora do real
Local: Mini-auditório do CFH, sala 328 - UFSC
com Davi de Souza


18h

Molécula Sônica
Local: CED - UFSC

A Molécula Sônica constituiu-se no ano de 2005, na cidade de Florianópolis (SC), com o encontro do guitarrista e artista gráfico Galvão com a pianista e violoncelista Tatyana e a violonista e também artista plástica Flora. O objetivo do grupo é criar um universo particular e caracterizado por uma atmosfera lúdica e onírica. Esse universo surge a partir de uma espécie de apropriação contracultural e dionisíaca de instrumentos associados à cultura dita “clássica” ou “erudita”, dito de outra forma, a partir da idéia de que podemos escolher nossas próprias categorias e o que é musicalmente apropriado – seja isso bonito, feio, afinado, estranho, simples, dissonante, complexo ou ruidoso.

Integrantes:

Galvão - guitarrista e artista gráfico
Tatyana - pianista e violoncelista
Flora - violonista e artista plástica


19h

Mostra Curtas Adulto UNISUL-UDESC (3º dia)
Local: Museu da Escola Catarinense
Público: Adulto

Curadoria: Fátima Costa Lima e Sandra Meyer


VELUDO E CACOS DE VIDRO
Um casal sem-vergonha e seu mundo grotesco.
Direção de Marco Martins
ano: 2004
Duração: 17’30”

MNÉSIA
Entre o passado e o futuro, há transformação?
Direção de Oscar Júnior
ano: 2007
Duração: 15’

546
Experimentação com fotografia pin hole aborda diversas situações lúdicas.
Direção de Rodrigo Ambrósio
ano: 2008
Duração: 5’30”

DEEP SPACE WORMS
Ficção científica trash narra a busca de um ser humano autêntico por estranhos extraterrestres.
Direção de Richard Valentini
ano: 2009
Duração: 12’30”

LOREM IPSUM
O universo beckettiano testado na busca desesperada pela salvação de um amigo.
Direção de Guilherme Thomazi
ano: 2009
Duração: 11’



Debate: A tradução como problema filosófico:
As “Explicações da poesia de Hölderlin” de Heidegger
Local: Mini-auditório do CFH, sala 328 - UFSC
com Claudia P. Drucker


20h

Sobre Cézanne
Local: Mini-auditório do CFH, sala 328 - UFSC
com José Maria Dias da Cruz


Espetáculo "Triângulo Escaleno"
Local: Teatro DAC - UFSC

Dr. Carneiro encontra o amante de sua esposa trancado no armário do seu quarto. É assim, cheia de imprevistos, diálogos de gentilezas e mutuo entendimento que esta comédia de Silveira Sampaio retrata, satiricamente, os costumes da sociedade carioca dos anos 50.

Gênero: Comédia

Direção e Produção: Carin Dell’Antonio e Mara Maria
Elenco: Chico de Nez, Carin Dell’Antonio e Édio Nunes

Duração: 50 minutos


VIII Mostra Dança CEFID (UDESC) - Primeiro Ato

Local: Teatro Pedro Ivo

Os ingressos podem ser adquiridos na semana do evento (21 a 24 de setembro) na bilheteria do Teatro Pedro Ivo ou Ademir Rosa (CIC), a partir das 13 horas em troca de 1kg de alimento não-perecível.

1. GRUPO DE DANÇA DO CEFID
Dança Contemporânea “Perfume” de Aryanna Vieira Scotti
Duração: 4’00

2. ESTAÇÃO DANÇAR
Ballet Clássico de Repertorio “Cupido - II Ato de Don Quixote” de Marius Petipa
Duração: 2’00

3. CENTRO EDUCACIONAL PROF.CACILDO ROMAGNANI-CAIC
Dança Folclórica “Balho da Povoação” de Graziela Pereira
Duração: 4’00

4. STUDIO DE DANÇA DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Jazz “Metrópole New York” de Geovana Vieira e Kleber Faisca
Duração: 5’53

5. ESCOLA DE DANÇA ATHENÈ TAMISIER
Danças Populares “Alegria Parisiense” de Athenè Tamisier
Duração: 5’43

6. GINÁSTICA RÍTMICA DA ADIEE-FME-UDESC
”Demonstração” de Maria Helena Kraeski
Duração: 6’00

7. FEELING GRUPO DE DANÇA DA ACADEMIA ATTITUDE
Dança de Rua “Sintonia” de Cati Borba
Duração: 4’20

8. GRUPO DE DANÇA FAZENDO CORPO MOLE
Dança Contemporânea “Quando Nós Somos Você” de O Grupo
Duração: 6’30

9. GRUPO ALMA NEGRA
Afro Danças Populares “Festana Senzala” de Maria Aparecida
Duração: 6’00

10. CIA DE DANÇA CACÁ BERKA
Jazz “Make it Fun” de Clarissa Berka
Duração: 3’40

11. CENTRO EDUCACIONAL PROF.CACILDO ROMAGNANI-CAIC
Dança de Salão “Salsa” de Ed Charles Leite e Graziela Pereira
Duração: 4’00

12. GRUPO SEED'ANCE
Dança de Rua “Seed'uo” de Diego Furtado Tavares e Juliana Souza Querino
Duração: 2’40

13. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MANOEL BOAVENTURA FEIJÓ - APAE DE FLORIANÓPOLIS
Dança Contemporânea “Jogos e Brincadeiras” de Ana Luisa Ciscato
Duração: 8’00

VIII Mostra Dança CEFID (UDESC) - Segundo Ato

1. GRUPO DE DANÇA DO CEFID
Dança Contemporânea “Lamento” de Aryana Vieira Scotti
Duração: 6’00

2. ESTAÇÃO DANÇAR
Ballet Clássico de Repertorio “Talismã - Variação Feminina” de Marius Petipa
Duração: 2’00

3. GRUPO DE DANÇA UNIVALI
Jazz “Atlas” de Leandro de Ávila
Duração: 6’00

4. CIA DE DANÇA TWIST
Dança de Salão “Troca de Pele” de Criação Coletiva
Duração: 4’00

5. ESCOLA DE DANÇAS DO ORIENTE YASMIM MEERA
Dança Árabe Clássica “A Paixão Pela Entrega” de Yasmin Meera
Duração: 4’00

6. GRUPO DE DANÇA DO CEFID
Dança Contemporânea “Quatri” de Criação Coletiva
Duração: 3’00

7. SO CHARM
Dança de Rua “Jost So” de Rafaelle de Oliveira, Renan Peies e Simone Cherem
Duração: 4’28

8. PROJETO EXTENSÃO - GRUPO DE DANÇA UNIVALI
Dança Contemporânea “Ego” de Leandro de Ávila e Mauro Sérgio Santos Filho
Duração: 4’00

9. KHALA GRUPO DE DANÇA
Dança Contemporânea “Depois de Ter Você” de Marcelo Cavalcanti
Duração: 4’00

10. CIA ALMA NEGRA
Jazz “Style” de Maria Aparecida e Maria Morena
Duração: 5’00

11. UMA CIA DE DANÇA
Dança Contemporânea “Resiliência - Fragmentos” de Deivison Garcia
Duração: 7’00

12. CIA DE DANÇA NANDO BERTO
Dança de Salão “Entre Nós” de Nando Berto
Duração: 2’00

13. HIP HOP SOUL
Dança de Rua “Mov&Danças” de Bruno de Carvalho
Duração: 5’00


20h30

Tentacle Ensemble Collective: "Urbanóide & Bobby Fischer"
Local: Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos/UFSC

Ação Social: Troca de ingresso por Kit Higiênico (sabonete e pasta dental), que pode ser feita hoje, até as 17h, no Núcleo de Comunicação do Ceart/UDESC.

Neste caso, o coletivo ressignifica a mente matemático-abstrata contextualizando-a em um panorama urbano. Propondo assim, uma manobra onírica cuja interpretação realista desembarca no cotidiano. O tabuleiro, nesse caso, é um simulacro da sociedade onde as peças e público são devorados em rituais catárticos. Quando Bobby Fischer morreu, a mágica da lógica morreu com ele. A performance "Urbanóide & Bobby Fischer" não é uma homenagem, é, antes disso, uma tentativa de perfilar o comportamento desse monstro contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário